sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Estudante de 12 anos foi morto por disparo acidental pelo coleguinha de turma em escola de Paço do Lumiar - MA.

O estudante Mateus Rodrigues de 12 anos da escola U.E.B Conjunto Paranã I em Paço do Lumiar,foi vítima acidental de arma de fogo na região de face (boca) por seu coleguinha de turma nesta manhã de sexta-feira (10),os mesmo encontravam-se de posse de uma arma pistola calibre 380,tirando fotos para postar em redes sociais. Segundo relatos apurados,a arma entrou na escola por uma estudante,não divulgado nome,que depois do disparo tentou fugir,o vigilante da escola percebeu toda movimentação e localizou a arma na mochila da estudante.
o coleguinha responsável pelo disparo acidental, fugiu pulando o muro dos fundos da escola pelo desespero de ver o coleguinha baleado,que ainda lúcido andou até o pátio da escola e conseguiu dizer suas ultimas palavras ainda a outros colegas, "estou morrendo".


A secretária de Educação de Paço do Lumiar,Ana Paula Pires, encaminhou uma nota oficial a respeito do caso. 


                                    NOTA DE ESCLARECIMENTO  
 

A Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, a exemplo das demais escolas que compõem a rede municipal de ensino de Paço do Lumiar, é constituída de uma equipe sólida e competente, formada pela união da Direção, Corpos Administrativo e Docente, Estudantes e suas Famílias.

Com ambiente seguramente educativo e cívico, não existem registros em nossa Rede Municipal de Ensino de ocorrências anteriores com comprometimento da integridade física dos alunos ou mesmo do corpo docente, nem registro de óbito em qualquer uma das escolas municipais.

Em nome de toda a equipe da Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, tornamos público que, no dia 10 de janeiro de 2014, um de nossos alunos veio a óbito vitimado por arma de fogo no interior da instituição. As investigações acerca do ocorrido estão sob acompanhamento e responsabilidade dos órgãos de segurança local. A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas, incluindo acompanhamento psicológico e assistencial, visando o conforto das mesmas.

Ressaltamos, diante da fatalidade ocorrida, que temos buscado diariamente garantir a segurança de nossa comunidade, realizando ações de prevenção em parceria com a Polícia Militar. Não recuamos em nenhum momento da missão de elevar a educação de nossos alunos, contribuindo com a sua formação cidadã.

Informamos ainda que as aulas nesta unidade estarão suspensas durante 3 (três) dias, em sentimento de luto e respeito às famílias.

A Secretaria Municipal de Educação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos aos demais pais e alunos da rede e reitera seu compromisso em combater de maneira enérgica qualquer ato de violência ou desrespeito à integridade humana em nosso município.

Ana Paula Pires
Secretária Municipal de Educação de Paço do Lumiar