quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dez presos fogem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas por volta das 21h30 desta quita-feira dia(3).

  Por volta das 21h30 desta quinta-feira (3), foi registrada a fuga de dez detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A fuga aconteceu no presídio São Luís II. Além dos dez fugitivos, outros dois detentos ficaram feridos ao tentar pular a cerca do muro de proteção e foram recapturados.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o planejamento da fuga ocorreu enquanto os detentos lavavam a área do “banho de sol”, quando serraram a grade no teto do pátio. O presos fugiram utilizando uma “tereza”, corda improvisada com lençóis.
O Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) foi acionado ao local da fuga para realizar busca na área e tentar recapturar os fugitivos.
Em nota, a Sejap também informou que uma sindicância será aberta para investigar a fuga e encontrar possíveis responsáveis.
 Esta é a segunda fuga em menos de uma semana. No dia 30 de março, quatro detentos fugiram do Presídio São Luís I por meio de um túnel que ligava a cela 14 do Bloco B do presídio às guaritas do complexo penitenciário.
Na ocasião, o secretário Uchôa também confirmou a fuga e disse que os detentos saíram do túnel e pularam o muro da unidade prisional sob a vista dos guardas. “Vamos abrir sindicância para apurar se houve conivência ou negligência da administração das unidades e, caso seja comprovado, pediremos afastamento imediato da direção", também avisou.