terça-feira, 6 de maio de 2014

TRE alertar eleitores sobre o fechamento do cadastro eleitoral.

o próximo dia 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, conforme regulamenta o Tribunal Superior Eleitoral, e os eleitores de todo o Brasil tem até esta data para realizar serviços de recadastramento biométrico (nas cidades onde a biometria está ou foi implantada), alistamento e transferência de domicílio.
No Maranhão, o ritmo já é de contagem regressiva e por este motivo membros do Tribunal Regional Eleitoral têm feito visitas a postos de atendimento e emissoras de rádios e televisões para divulgar o prazo e solicitar que o eleitor não deixe de exercer a cidadania através do voto.
Quem perder o prazo terá que aguardar até novembro para resolver pendências e ficar quite com a Justiça Eleitoral, já que o cadastro eleitoral só reabrirá após as eleições de outubro.
No sábado, dia 26 de abril, primeiro dia do plantão instituído pelo TRE-MA nos cartórios eleitorais do estado, o desembargador Froz Sobrinho (presidente) esteve acompanhando o atendimento feito pelo órgão no Ação Global, no Fórum Eleitoral e no Shopping São Luís.
Nesta terça-feira, 29 de abril, foi a vez do desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida, membro e ouvidor do TRE-MA, conceder entrevistas em estúdio para os programas Bom Dia Maranhão (TV Difusora) e Portal da Assembleia (TV Assembleia).
Plantões
Nos municípios onde foi realizado o recadastramento biométrico (São Luís, São José de Ribamar, Timbiras, Barra do Corda, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras), os fóruns e cartórios eleitorais deverão permanecer abertos, em regime de plantão, no período de 26 de abril a 7 de maio, no horário das 8h às 19h, ininterruptamente, inclusive sábados, domingos e feriados.
Os demais fóruns e cartórios eleitorais deverão permanecer abertos, em regime de plantão, no período de 3 a 6 de maio, no horário normal de funcionamento, inclusive sábado e domingo.
A 93ª zona eleitoral (Paço do Lumiar), devido à conclusão do recadastramento biométrico nos municípios situados na grande São Luís, deverá permanecer aberto, em regime de plantão, no período de 26 de abril a 6 de maio, no horário normal de funcionamento, inclusive sábados, domingos e feriados.
No dia 7 de maio, todos os fóruns e cartórios eleitorais funcionarão das 8h às 19h, ininterruptamente, e deverão ser entregues senhas aos eleitores presentes como forma de garantir a ordem e o atendimento de todos.
Documentação
Os eleitores devem procurar os cartórios eleitorais e os postos de atendimento munidos dos seguintes documentos: para alistamento - original e cópia de documento de identificação e de comprovante de residência; para transferência - original e cópia de documento de identificação e comprovante de residência com no mínimo 3 meses de domicílio. A prova de domicílio pode ser realizada ainda por meio de diligência determinada pelo juiz eleitoral.
Naqueles municípios maranhenses onde a biometria foi ou está sendo implantada, o eleitor não está obrigado a apresentar cópia dos documentos de identidade e de comprovante de residência. Basta o original de cada um. A apresentação de originais e cópias desses documentos só é obrigatória para realização das operações de inscrições eleitorais e de transferência, sendo que o tempo de comprovação de residência tem que ser de no mínimo 3 meses.