sexta-feira, 5 de junho de 2015

Prefeitura de Paço do Lumiar e Estado negociam a desobstrução da estrada do lixão

Realizada na tarde de quarta-feira (03), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, a reunião tratou da interdição das vias de acesso ao lixão situado nas comunidades de Iguaíba e Pindoba, que há quatro dias vem comprometendo o serviço de coleta de lixo domiciliar em vários bairros da cidade.

A audiência proposta pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, através do secretário Francisco Gonçalves teve como objetivo mediar a situação conflituosa entre o poder público municipal e manifestantes. Uma nova agenda entre as partes foi marcada pelo Governo do Estado para esta sexta-feira (5).

Durante a reunião os representantes da Prefeitura de Paço do Lumiar, Andreia Feitosa (Sema), a Procuradoria Geral do Município e o prefeito Josemar Sobreiro (PR) apresentaram o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, bem como a decisão favorável ao município para que continue fazendo uso da área como destino final do lixo, até que seja implantado o aterro sanitário.

A secretária de Meio Ambiente, Andreia Feitosa reforçou que o Plano foi levado ao conhecimento das duas comunidades, em audiências públicas, e que, na oportunidade, também puderam elaborar propostas de implementação ao documento.

O prefeito Josemar disse que continuará em diálogo com as comunidades para que o problema seja resolvido imediatamente, não deixando que uma minoria, com propostas políticas, prejudique todo o município. “O lixo que se espalha pela cidade será recolhido o mais breve possível. Estamos em tratativas para que essa situação não se prolongue, pois temos compromisso e respeito aos luminenses”, afirmou o gestor.