sexta-feira, 3 de julho de 2015

Presidente Leonardo Bruno participou da solenidade de certificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) da região Metropolitana

Certificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).



Leonardo Bruno e Flávio Dino
Ministra Teresa Campelo

O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar Leonardo Bruno participou da certificação de 500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ocorrido na quinta-feira (02) no Auditório Alberto Abdalla ( FIEMA) Cohama. O evento contou a presença da Ministra de Desenvolvimento Social e combate à fome,Tereza Campelo, do Governador Flávio Dino, do Secretário do Desenvolvimento Social Neto Evangelista e dentre outras autoridades. O programa já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas no país. 

“Eu consegui a minha carteira assinada, o meu salário”, conta com orgulho Sueli Souza Barros, 44 anos. Moradora de Paço do Lumiar (MA), ela estava desempregada quando resolveu fazer o curso de auxiliar de cozinha do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e mudar de vida. “Tenho o Bolsa Família, na época ajudava a comprar comida e o material escolar do meu filho. Mas a gente vivia apertado”, lembra. 


Mesmo gostando de cozinhar, Sueli conta que conseguir um emprego era difícil porque as vagas na área exigiam a qualificação. “Por mais que você saiba, se não tem como comprovar, não adianta nada. Agora tenho uma qualificação profissional e posso mostrar o meu diploma”. Sueli hoje trabalha como auxiliar de cozinha na Associação Maranhense Adventista, cozinhando para mais de 80 pessoas. “Fazemos apenas comidas vegetarianas na associação. Eu já aprendi a comer, não tive problema. É comida saudável com mais qualidade.”

A auxiliar de cozinha é otimista quanto ao futuro: quer crescer e melhorar profissionalmente. O próximo passo é fazer um curso específico de comida vegetariana. “Ainda quero construir o quartinho para meu filho e uma cozinha maior. Quem gosta de cozinhar, tem que ter cozinha grande, né?” Sueli foi a oradora na cerimônia de entrega dos certificados de qualificação para 500 alunos de baixa renda em São Luís (MA).


"Graças ao Pronatec muitos maranhenses tem a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho como foi o caso da dona Sueli, moradora de Paço do Lumiar, e que a capacitação técnica é uma medida que certamente contribuirá para que o País tenha mais possibilidades de superar a atual crise financeira". disse Leonardo Bruno, que finalizou destacando a importância do empenho da secretaria municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar no sentido de garantir a participação dos Luminenses neste importante programa do Governo Federal.

Os cursos mais procurados são de operador de computador, auxiliar administrativo, eletricista instalador predial de baixa tensão, costureiro e almoxarife de obras. Em todo Maranhão foram efetuadas mais de 75 mil matrículas em 144 cidades incluindo Paço do Lumiar.

O governador Flávio Dino que também participou da certificação de 500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “A certificação desses jovens demostram bem a dimensão do trabalho que queremos fazer em nosso Estado”, disse o governador.




Neto Evangelista e Leonardo Bruno
“É implantando os equipamentos sociais necessários e dando oportunidade aos nossos jovens de se capacitarem e produzirem que vamos avançar e melhorar cada vez mais nossos indicadores sociais e econômicos”, afirmou o secretário Neto Evangelista.

Como forma de facilitar o acesso dos alunos recém-formados, certificados na quinta-feira (2), às vagas de emprego, foi disponibilizado um posto móvel do Sistema Nacional de Emprego (SINE), no local do evento, onde os formandos poderam se inscrever para as vagas de emprego ofertadas e obter informações sobre o mercado de trabalho local.