domingo, 26 de junho de 2016

Paço do Lumiar: "Conversando com a Cidade" tem prestígio e força nas comunidades.

Conversando com a cidade no Novo Horizonte

Em mais uma edição do programa "Conversando com a Cidade", neste sábado (25), o segundo encontro já nas comunidade, desta vez na comunidade Novo Horizonte, demonstrou mais uma vez, prestígio e força, pois a comunidade do Novo Horizonte receberam e abraçaram o programa com muita alegria. A comunidade que foi ouvida atentamente, aplaudiram de pé a iniciativa de poder fazer parte dentro do esforço de elaborar um programa participativo de governo destinado ao município, em parceria com a sociedade, evento que foi aberto ao público em geral, conseguiu lograr alvo certo de público.

O objetivo principal do programa "Conversando com a Cidade", é ouvir cada comunidade de Paço do Lumiar, identificar as principais demandas e debater coletivamente as políticas públicas como forma de definir diretrizes para a elaboração de propostas. Trata-se de um evento que busca fazer as comunidades transformar-se em sujeitos de direito na construção do programa e a cidade consiga cumprir sua função social.


O que mais foi debatido na comunidade do Novo Horizonte, foi o locomoção, os transporte coletivo, como ocorre no Porto do Mocajituba, os coletivos não segue a rigor com horários e intinerários. Além disso, citaram a importância dos carros lotação, que precisão ser vistos com urgência, pois atualmente são os que conseguem atender a população em necessedides de locomoção diária, "Sabemos que precisamos ser parte de um processo tão importante que ocorre aqui em nossa comunidade, e hoje nossa maior dificuldade é o transporte, em minha cooperativa tenho uma frota de trinta (30) carrinho lotação que roda manhã, tarde e que vai até às zero horas, e a única solução que temos é de legalizar este meio de transporte, pois são os únicos no momento que conseguem atender toda esta comunidade, veja a situação de nossas estradas principalmente no ponto final das vans, porque os ônibus não vem até aqui, é pela condição das estradas, empresário nenhum que colocar carro para ficar quebrando aqui, e a única opção foi esta, na ocasião me elegeram para ser presidente da cooperativa", disse  Cláudio.

Também fizeram-se presente a comunidade do Nova Jerusalém, que destacaram a importância do modelo de programa,  "quero dizer que, estamos no lugar certo para conhecer as pessoas certas, para quando for cobrar nossas necessidades agente já conhece, e somente pelo fato de fazer parte deste encontro isto demonstra que a comunidade da Nova Jerusalém estará sendo ouvida, precisamos nos unir, quero dizer ao povo do Novo Horizonte  que estamos hoje para somar e nos manteremos assim também como em outros eventos que ocorrerá do programa, pois precisamos buscar juntos melhorias para nossas comunidade, dizer para o povo do Harmindo Reis, que isto aqui é irmandade, é uma luta  que não podemos furtar oportunidade, pois estamos aqui em nome de nossa comunidade, nossa família, nossos filhos, né. Vamos juntos buscar escola, vamos juntos buscar transporte para nossas crianças ter como ir as escola, vamos juntos lutar ", pontuou Joaquim, líder comunitário da Nova Jerusalem II.

Eri Castro, membro da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), relembrou, das grandes reuniões que fazia o saudoso Jackson Lago, como projeto, ouvir as comunidades, na ocasião candidato a prefeito de São Luís, "assim mesmo ele fazia Raimundo Filho, ouvindo as pessoas mais do que falava e é isto que tu estas fazendo, circulando, perguntando e construindo um programa participativo, e isto é a diferença do Raimundo Filho em Paço do Lumiar", frisou Eri.

"A satisfação de saber que hoje em pleno festejo junino esta quadra lotada, demonstra como as pessoas estão realmente preocupadas com a sua comunidade e que realmente acreditam neste programa, um projeto de pessoas de bem que querem construir um novo município e querem realmente ver melhorias chegando o nosso povo Luminense". Ressaltou Raimundo Filho, que em continuidade, fez referência a uma serie de levantamentos feito pela comunidade, "Recebi um levantamento das prioridades da comunidade e temos aqui, Creche, escola, posto policial e é nestas prioridades é que vamos elaborar nosso plano participativo de governo, pois este programa Conversando com a Cidade, é para fazer jus as comunidade como esta do Novo Horizonte do Porto  e do Mocajituba, e este plano depois de pronto será apresentado a todas as comunidades do município, e este é modelo tão desejado por toda nossa população, construir um município editado e revisado pelo nosso povo, pois é a população que sabe de fato o que precisam cada comunidade", finalizou Raimundo.

Os presidentes de partidos Rilton Silva (PTdoB), Ribamar do Alternativo (PT) e o vereador Marcelo Portela,  expressaram a evidência, o prestígio e a força que o programa vem ganhando no município, "É notório a participação das comunidades sobrepujando a cada evento, isto demonstra que o povo luminense está interagindo e preocupado com necessiadades emergenciais de suas comunidades", disseram presidentes citados.

Além dos já citados estiveram também prestigiando e ofertado oportunidades, aos lideres comunitários, Neci Maria, presidente da associação de moradores (Novo Horizonte), José Wilson Presidente de Associação de moradores (Nova Luz), Maria José Presidente da associação de moradores (Nova Vida), Manuel, presidente da associação de moradores (Jardin das Meses), João de Deus, presidente associação de moradores (Resd. Araguaia), Nelson, Vice-presidente associação de moradores (Resd. Araguaia), Postar  Odair José  (Comunidade Roseana Sarney), Zeca do Porto,  Pré-Candidato a Vereador (Porto do Mocagituba), irmão Ribamar, associação de moradores (Jard. das Meses), Gabriel Vinício - Grupo de Jovens do Novo Horizonte.

Veja abaixo eventos anteriores "Conversando com a Cidade":