quinta-feira, 9 de março de 2017

Paço do Lumiar: Prefeitura realiza ações no Dia da Mulher



Uma programação especial de serviços voltados para o público feminino que iniciou na terça-feira (7), uma série de atividades na quadra Poliesportiva da Vila São José 2, com continuidade na quarta-feira (8), no conjunto Maiobão e no Mojó, em Paço do Lumiar. A ação integra a campanha em comemoração ao mês da mulher, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres. 

Durante o dia oficial do evento na quarta-feira, foram oferecidas na às mulheres consultas médicas, serviços de orientação e prevenção de doenças, além de atividades como zumba, palestras e artesanato. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher.

De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Mulher, Paço do Lumiar é o 7° município maranhense com maior taxa de violência doméstica. O Maranhão é um dos estados com mais casos registrados do país com mais de 1 mil ocorrências em 2016.

Segundo o prefeito Domingos Dutra, além do público feminino, outro objetivo da campanha é também alcançar os homens, que figuram entre os protagonistas nos casos de violência contra mulheres. Além disso, aproveitou para parabenizar todas as mulheres no dia Internacional das mulheres. “O mês de março é consagrado as mulheres, e estou aqui para desejar a todas as mulheres luminenses paz, alegria, amor e muita Justiça”, disse o gestor de Paço do Lumiar.

Serviço

O dia de ação cidadã da campanha foi realizado nesta quarta-feira (8), em vários pontos, em Paço do Lumiar. Na Praça do Viva Maiobão houve feira de artesanato e flores das 8h as 19h. Na Av. 13, em frente ao Banco do Brasil, a Blitz Rosa realiza a campanha “Mulher luminense, não deixe a violência apagar seu brilho” a partir das 10h.

No C.E.M Robson Campos Martins, as mulheres participaram de palestra sobre o Dia Internacional da Mulher a partir das 15h. O projeto Mulheres em Movimento e o projeto Click encerraram a programação do dia 8 de março  na Praça do Viva Maiobão.

Além destas atividades no Maiobão, a Prefeitura, por meio do Ônibus Lilás, realizou serviços de prevenção, assistência médica e jurídica, assim como fez a promoção de palestras e esclarecimentos sobre as Leis Maria para todas as mulheres, das 8h às 17h, no Mojó. O atendimento foi gratuito.