quinta-feira, 22 de junho de 2017

Começa nesta sexta-feira (23) o 'São João de Todos' nos bairros



Além dos arraiais da Praça Maria Aragão, Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado, que compõem o circuito oficial do 'São João de Todos', uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, a festança nos terreiros montados em 12 bairros da capital - Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio (Centro), Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Vinhais - passam a receber, a partir desta sexta-feira (23) até o dia 29, programação oficial.

Nos bairros, as atrações começam às 18h com grupos de bumba meu boi de todos os sotaques, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais. "Hoje o poder público, tanto municipal, quanto estadual, busca fortalecer a política de fomento à cultura. Desta maneira, a parceria para o 'São João de Todos' também tem como base a extensão das programações para as comunidades, descentralizando os arraiais e levando nossa cultura onde a população está", disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão. Nos arraias que compõem o circuito oficial do 'São João de Todos', a programação prossegue até o dia 2 de julho. Nestes locais as apresentações começam às 18h, com seis atrações por noite em cada arraial.

Nesta sexta-feira (23) no arraial do Bairro de Fátima, por exemplo, a programação começa com a batida dos tambores de crioula, seguido pelo Baile de Caixas, dança portuguesa Majestade de Coimbra, do Coroadinho, e ainda grupos de bois e shows. No João Paulo o público poderá apreciar o espetáculo do grupo Gdam, boi Brilho da Amizade, banda Kayambá, entre outras manifestações.

ARTESANATO 

Para movimentar a economia criativa e aumentar o espírito empreendedor do produtor maranhense, o público e turistas participantes dos dias de festividades juninas tem a oportunidade de conhecer trabalhos dos artesãos ludovicenses no Espaço do Artesanato. Com características peculiares, os profissionais expõem produtos confeccionados em fibra de buriti, peças com personagens da cultura maranhense, crochê, bordados, palha, bonecas de pano, roupas e indumentárias das brincadeiras juninas, entre outros.

Nos arraiais do circuito oficial do 'São João de Todos' há espaços especialmente destinados ao artesanato maranhense e trabalhos manuais feitos pelas habilidosas mãos dos artesãos locais. O casal de turistas de Belém (PA), Ana Paula e Márcio Edilson, foram à Praça Maria Aragão conhecer a cultura do Maranhão e se encantaram com a quantidade de peças expostas e à venda. Ana disse não poder ir embora sem levar algo para presentear sua mãe. "Tudo muito bonito e muito diferente da nossa cultura. Viemos ao arraial e encontrarmos tudo isso é bom principalmente para nós turistas, que às vezes não temos tempo de procurar uma lembrança, mas queremos levar algo da cidade".

O espaço da Maria Aragão comporta 40 artesãos em barracas espalhadas no entorno da praça. A artesã Meiryele Cantanhede ressaltou sobre o local ser diferenciado. "Estamos tendo um bom retorno, em especial aos fins de semana, em que o movimento é mais intenso. Todas as peças vendidas somos nós mesmo que produzimos, resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. Este ano, o artesanato tem um diferencial aqui na praça, por envolver os Pontos de Cultura nas comunidades", cometa a artesã.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, falou sobre a Rede São Luís de Pontos de Cultura, formada pela Prefeitura de São Luís, que tem o objetivo dar destaque aos segmentos culturais da capital e promover a acessibilidade à cultura. "Além de valorizar os artesãos da cidade durante os arraiais e gerar trabalho e renda, trazer os Pontos de Cultura é fomentar e reconhecer que as iniciativas culturais dos mais diversos segmentos são de grande importância. Com a Rede, reafirmamos o compromisso do prefeito Edivaldo em descentralizar as ações culturais para mais áreas do território municipal e também solidificar todo um trabalho coletivo com a sociedade civil", destacou o secretário.

Para Júnior Catatau, representante do Tambor de Crioula Arte Nossa, participante da Rede, a presença deles nos arraiais gira entorno de uma economia criativa. "Muitos ainda não conhecem os Pontos de Cultura. Além de divulgarmos nosso trabalho desenvolvido nas comunidades, ainda mostramos e comercializamos as peças produzidas, como indumentárias, instrumentos, roupas e colares. É uma forma de tornar os Pontos conhecidos e ter uma renda extra para não dependermos apenas de cachês de apresentações. Aqui desenvolvemos uma economia criativa".

PÚBLICO

Ainda na Maria Aragão, a festa desta quarta-feira (21) foi aberta às 18h pelo tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, seguida de apresentação do tambor de crioula Milagre de São Benedito de Canuto. Em paralelo, na Tenda do Tambor de Crioula, o público pôde conhecer mais sobre a manifestação com uma exposição do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que permanece em cartaz por todos dos dias de arraial.

O boi da Vila Passos de Canuto (zabumba) e o boi Encantos do Olho d´Água (orquestra) deram continuidade à programação. A noite também contou com a apresentação do boi de Sonhos (orquestra), que convidou o público a subir ao palco e entrar no cordão para dançar com eles.

A turista da cidade de Ibotirama, na Bahia, Albertina Nascimento Sousa, expressou sua alegria em ver de perto a festa mais tradicional da cultura popular maranhense. "Eu sempre via pela internet e só conhecia a cultura daqui desta forma. Olhando por lá, tive a curiosidade de conhecer de perto e me encantei. Hoje é o meu primeiro contato com a cultura maranhense e é mais bonita do que eu pudesse imaginar, pretendo vir prestigiar até o encerramento".

O cantor Luiz Cláudio fez o show 'Encantarias', no palco principal, e o boi de Axixá (orquestra) encerrou a programação da noite. Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), a festa continua das 18h à meia noite, com apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

PROGRAMAÇÃO


23 de junho (Sexta-feira)
ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO
18H TAMBOR DE CRIOULA UM DEGRAU DE SANTA LUZIA
18H30 TAMBOR DE CRIOULA. DE LEONARDO
19H BOI BRILHO DE PENALVA (O)
20H BOI BRILHOSO DO SOL E MAR (O)
21H BOI MEU TAMARINEIRO (O)
22H SHOW SAMBACEUMA JUNINO
23H BOI ENCANTOS DO OLHA D'ÁGUA (O)
00H BOI TREMOR DA CAMPINA (M) 
- BARRACÃO DO FORRÓ 
20H TRIO FORRO PEGADO
22H TRIO MANDACARÚ

ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19H BOI DE PINDARÉ (B)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H BOI DE SANTA FÉ (B)
22H SHOW MANO BORGES
23H GRUPO REVELAÇÃO DE CARUTAPERA (DR)
00H BOI DO JOÃO PAULO (M)

ARRAIAL DA NAURO MACHADO

19H MOISES NOBRE (CORDEL)
20H RAIMUNDINHO E FORRO PÉ NO CHÃO
21H SHOW VISÕES DE LAMPEÃO
22H SHOW JOÃO CLAUDIO MORENO
23H SHOW DA GOLADA PRO BRASIL 

ARRAIAL DO IPEM

19H GRUPO REVELAÇÃO DE CARUTAPERA (DR)
20H BOI PIRILAMPO (A)
21H CIA ENCANTAR (A)
22H SHOW GRUPÓ LAMPARINA
23H BOI DA FÉ EM DEUS (Z)
00H BOI DE RIBAMAR (M)
- BARRACÃO DO FORRÓ
20H FORRO DO XEXELÉU
22H RAIMUNDINHO E FORRÓ PÉ NO CHÃO 

BAIRRO DE FÁTIMA

18H TC DOMINADOR DA ILHA
19H BAILE DE CAIXA
20H D.P MAJESTADE DE COIMBRA DO COROADINHO
21H BOI SÃO JOSÉ DOS ÍNDIOS - (M)
22H SHOW LAMPEJOS - ANA TERESA CUNHA
23H BOI BRILHO DE PENALVA (O)
00H BOI DE MATRACA DO BAIRRO DE FÁTIMA (M)

JOÃO PAULO


18H TC 30 DE OUTUBRO
19H BAILADO DO GDAM
20H D.B CAVALEIROS UNIDOS
21H BOI BRILHO DA AMIZADE (B)
22H BANDA KAYAMBÁ
23H BOI BRILHO DA BOA HORA (O)
00H BOI SEGREDO DO MARACU DE VIANA (O

LIBERDADE

18H TC AMIZADE DO POVO
19H CACURIÁ DA ANGELA
20H SHOW CRIOULÁ
21H D.P JOVEM E FAMILIA DE LISBOA
22H BOI ITAPERA DO MARACANÃ (M)
23H BOI UNIÃO DA BAIXADA (O)
00H BOI MIMO DE SÃO JOÃO DE AREIAS (B)

VILA EMBRATEL

18H BOI MIMO DE SÃO JOÃO DE AREIAS (B)
19H CACURIÁ DA FÉ EM DEUS
20H D.P JUVENTUDE DE PORTUGAL
21H BOI DE ORQUESTRA CABACEIRA DE HUMBERTO DE CAMPOS (O)
22H SHOW PEGADA NORDESTINA -SMITH JUNIOR
23H BOI DE MATRACA DO MAIOBÃO (O)
00H BOI LINDA JÓIA DE MONÇÃO (B)

ANJO DA GUARDA


18H TC ARTE NOSSA
19H CACURIÁ ALMA GÊMEA
20H D.P. MENSAGEIRO DE PORTUGAL
21H QUADRILHA FLOR DA AMIZADE
22H SHOW RUAM DUANNY
23H BOI ORIGINAL DE SANTA LUZIA (B)
00H BOI UNIDOS DE COQUEIRO (B)

JOÃO DE DEUS

18H BOI ORIGINAL DE SANTA LUZIA (B)
19H CACURIÁ ADOLESCENTES DE CRISTO
20H D.P. NOVA GERAÇÃO DE PORTUGAL
21H BOI SEGREDO DO MARACU DE VIANA (O)
22H SHOW EUGÊNIA MIRANDA
23H BOI MIMO DE S.JOÃO DE PINDARÉ (B)
00H BOI MILAGRE DE S.JOÃO DE VILA NAZARÉ (B)

COHATRAC

18H TC DE ANISTELMO
19H CACURIÁ BRILHO DO VINHAIS
20H D.P. FLOR DO CAMPO
21H BOI JUSSATUBA DE ICATU (M)
22H SHOW MÁRCIO GUIMARÃES
23H BOI TRADIÇÃO DE SÃO BENTO (O)
00H BOI DE MATRACA DO BAIRRO DE FATIMA (M)

ANIL
18H BOI TRADIÇÃO DE SÃO BENTO (O)
19H CACURIÁ ASSA CANA
20H D.P.IMPACTOS DE PORTUGAL
21H BOI DE MATINHA (M)
22H SHOW DE DINHO BERG
23H BOI NOSSA UNIÃO DE SÃO CRISTOVÃO DE VIANA (B)
00H BOI ESTRELA DO ORIENTE ESTRELA DALVA (B)

CIDADE OPERÁRIA

18H TC LÍRIO DE S. BENEDITO - LIBERDADE
19H CACURIÁ DA ROGÉRIA
20H D.P. CULTURA PORTUGUESA
21H BOI BRILHO DE PENALVA - (O)
22H SHOW CONTRAMÃO
23H BOI DA MATA GRANDE
00H BOI DE ZABUMBA DE BASÍLIO (Z)

SANTO ANTÔNIO

18H TC UNIDOS DE S.BENEDITO - ELIESIO
19H CACURIÁ DO JHON
20H SHOW MARIA VITORIA
21H D.P. MAJESTADE DE PORTUGAL
22H SHOW BUMBA REGGAE
23H BOI ORIENTE (B)
00H BOI SÃO JOSÉ DOS INDIOS