segunda-feira, 26 de março de 2018

Paço do Lumiar: O avanço do governo Dutra na educação municipal


Com ações positivas nas melhorias das estruturas, na forma de trabalho, através de convênio e projetos de lei, e também na valorização dos professores, o prefeito Domingos Dutra tem se destacado na área da educação, através de medidas que tem possibilitado o desenvolvimento no município.

Nesta segunda-feira (26) o prefeito municipal de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), lançou o Programa Universidade para Todos Municipal, será o primeiro município que irá custear universidade aos estudantes carentes. 

Vale lembrar, que em quase 15 meses o prefeito Dutra tem realizado ações importantíssima na área educação do município, dentre elas: 

Convênio firmado com o IESF, que dar desconto de 50% nas mensalidades aos servidores municipal seus dependente e parentes até o terceiro grau que podem fazer curso de graduação e pós-graduação;

A Universidade da Terceira Idade (Uniti). Convênio firmado entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Prefeitura de Paço do Lumiar. A Uniti tem como principal objetivo dar oportunidade a pessoas a partir dos 60 anos de ingressar em diversos processos de formação continuada nas áreas física, mental e intelectual, oferecendo condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima. As aulas são ministradas no Instituto de Educação Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, e também na sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão;


As escolas da rede pública municipal que iniciou ano letivo de 2018 com 90% das escolas municipais de Paço do Lumiar reformada. O reinício das atividades escolares ocorre com várias novidades. Trinta e oito escolas da rede pública municipal foram reformadas e requalificadas, a UEB Alana Ludmila (antiga Marly Sarney) será a primeira escola de tempo integral do Maiobão;

Na sexta-feira (23) foi sancionado a Lei Municipal 005/18, do Executivo, que reajusta em 6,81% o piso salarial para os professores e especialistas em educação no município. Com a medida, o menor salário pago em Paço do Lumiar será de R$ 2.844,24 para a jornada de 40 horas semanais, ou seja, 15,83% acima do piso nacional, que é de R$ 2.455,35. "Paço do Lumiar é o município que melhor paga os professores no Estado.

E hoje lançou o programa ProUni Municipal, lembrar, que é a primeira cidade Maranhense a oferecer o ProUni custeado pelo próprio município, e que dará oportunidade a estudantes de ingressar na universidade. Destacar que será aos estudantes residentes e domiciliados há pelo menos 3 anos em Paço do Lumiar, comprovadamente carentes, de preferência que já estejam inscritos em programas sociais do Governo Federal, que tenham cursado os três anos do ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral, que não tenham curso de graduação e que realizaram o Enem, poderão ter bolsas de estudos integrais para fazer sua faculdade em instituições privadas de ensino superior sediadas em Paço do Lumiar, iniciando com o IESF.

“Vamos dar a oportunidade para os estudantes carentes de Paço fazerem seu curso superior”, acrescentou o prefeito Dutra durante na solenidade, que no fim de sua fala, afirmou que irá climatizar 9 escolas da rede publica municipal.