terça-feira, 18 de setembro de 2018

Farol do saber Josué Montello é reinaugurado no Maiobão


Após vários anos fechado, o Farol do Saber Josué Montello, no Maiobão, próximo à MA-201, foi entregue novamente aos estudantes e à população. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 12, na presença do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do secretário de Educação de Paço do Lumiar, Paulo Roberto Barroso Soares, secretários de Estado, do Município, estudantes, coordenadores e diretores de escolas, convidados e a população em geral.

Na mesma solenidade, houve a assinatura do termo de cessão do Farol do Saber pelo qual o Estado passa para o município a responsabilidade de cuidar do espaço.

A unidade foi reformada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, e recebeu melhorias da estrutura física, bem como nova climatização e renovação do acervo. “Por meio desta parceria do Governo com a Prefeitura de Paço do Lumiar estamos entregando esta unidade totalmente revitalizada. O Governo já entregou 35 bibliotecas em todo o estado, sendo sete só nesta semana”, informou o secretário Felipe Camarão.

Para o prefeito Domingos Dutra, as parcerias firmadas entre o Governo e a Prefeitura têm permitido a Paço do Lumiar avançar em diversos setores. “Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Trabalhando em conjunto conseguimos muito mais melhorias. Este espaço estava fechado e agora está uma maravilha, reformado, climatizado, dando oportunidade a todos de virem para cá ler, estudar e buscar um futuro melhor que só a educação garante”, assinalou o prefeito.

O Farol do Saber Josué Montello é anexo ao Centro Educacional Domingos Vieira Filho, escola estadual de tempo integral. O farol recebeu 130 novos títulos e passa a funcionar como um espaço de informação, educação, cultura e lazer, facilitando o acesso ao livro.

“É gratificante ver o farol renovado. É fruto de muito empenho do Governo do Estado e da comunidade escolar. É bom não só para os alunos do Domingos Vieira Filho, mas para todos os estudantes luminenses”, afirmou o gestor geral da escola, Josenildo Saldanha Nogueira.

O secretário de Educação de Paço do Lumiar, Paulo Roberto Soares, agradeceu a parceria entre a Secretaria Estadual de Educação com a Prefeitura e destacou a importância da biblioteca. “Conhecimento é fundamental. Este espaço será muito bem tratado. Buscar saber, buscar conhecimento é libertador, é garantia de um futuro de qualidade”, destacou o secretário de Educação de Paço do Lumiar.

A estudante Fabiana Lima afirmou que há muito tempo aguardava a reabertura da biblioteca. “Estava fazendo falta para nós um espaço com livros, tranquilo e com ar-condicionado para nossos estudos, principalmente com a aproximação do Enem. Vai ser muito bom para os estudantes, não só de Paço, mas de Ribamar e Raposa também”, observou a estudante.

Mais:

O CE Domingos Vieira Filho é uma das maiores escolas do Sistema Estadual de Ensino da Região Metropolitana de São Luís, com mais de 1.400 alunos matriculados nos três turnos.